Início

A empresa Redenção Transporte & Turismo Ltda. é pioneira no setor de transporte coletivo de passageiros no Ceará. Sua trajetória de sucesso iniciou-se em 1936, quando o patriarca José Guilherme da Costa adquiriu o primeiro ônibus do Estado, um FORD V-8, para servir à linha Redenção/Fortaleza.

O ônibus saía diariamente e as viagens duravam cerca de três horas. A pontualidade era tanta que os moradores do bairro do Mondubim costumavam acertar seus relógios pela passagem do coletivo.

O veículo trafegava somente no verão, pois com as chuvas as estradas ficavam intransitáveis por um período de cinco a seis meses, durante o qual o ônibus passava por manutenção, que era feita pelo próprio fundador. Os reparos na estrada também eram feitos pelo mesmo.

Entre 1944 e 1946 houve um grande racionamento de combustível ocasionado pela II Guerra Mundial, com isso o fundador teve também a missão de adaptar o ônibus para receber o gasogênio, aparelho que produzia gás combustível a partir do carvão vegetal.



A Evolução

Em 1948, a Empresa obtém o prolongamento da linha Fortaleza/Redenção até Baturité e o irmão do fundador, Ludgero Guilherme da Costa, entra como aliado para explorar o novo trecho.

Continuando sua trajetória de crescimento a Redenção recebeu concessões para atuar em novas linhas e posteriormente ganhou outras através de licitações (instituídas a partir da Constituição de 1988). Atualmente atende, com uma frota de luxo na área de fretamento para excursões, eventos e transporte de funcionários.

 

 




O Fundador da Empresa Redenção

José Guilherme da Costa comprou, em 1936, um ônibus para servir aos moradores da região de Acarape e Redenção que necessitavam se deslocar à Fortaleza. Durante 11 anos ele foi o proprietário, motorista e cobrador da linha e também atuava como mecânico.